Tue

25

Nov

2008

Projeto Verão

Ainda há tempo para ficar com o corpo enxuto. Siga as nossas dicas!

 

Falta um pouco mais de um mês para o ano acabar e com isso começam as expectativas para as festas de natal e ano novo, férias e o principal, começa o verão. Isso sem contar as festas de formatura. Nessa época a preocupação com o corpo aumenta. Todos querem estar bem não só na foto mas também nas roupas de banho.

Cuidado para não abusar do corpo! Dietas malucas e exercícios descontrolados podem dar o resultado imediato que você procura, mas a longo prazo, podem fazer um estrago maior e significar ganhos de peso em dobro.

 

Pensando nesta situação, preparamos algumas dicas para quem quer ficar com o corpinho enxuto e ficar de bem com a sua saúde.  O professor de Educação Física e integrante do VO2 Clube de Corrida, Rudnei Alves, passa nove dicas fundamentais para quem busca perder peso de maneira saudável e aproveitar bem feliz o sol, a piscina ou o mar. Preste atenção!

1. Não pule refeições

Ao pular refeições você está colocando seu corpo em posição defensiva. O seu organismo vai tratar de parar qualquer processo de queima de gordura. Por quê? Porque quando o seu corpo começa a sentir um longo período de fome e privação de alimentos, ele retarda o metabolismo. Isso não é bom para perda de gordura. A gordura passará a se prender ao seu corpo como um mecanismo próprio de preservação. Procure fazer cinco pequenas refeições ao longo do dia ao invés de apenas uma ou duas grandes refeições.

 

2. Tenha paciência

A maioria das pessoas que começam uma dieta quer perder vários quilos por semana. É importante ter em mente que o corpo humano não consegue naturalmente perder mais de 1 quilo por semana sem comprometer a massa muscular. Se você perder gordura muito rapidamente, você estará perdendo tecido muscular também. E isso contribuirá para parar o processo de perda de gordura.

 

3. Não seja radical no corte de calorias

Fazer uma dieta de 500 calorias por dia, como muitas pessoas fazem, inicialmente irá fazer você perder gordura, mas o processo irá parar rapidamente. O organismo irá ativar o mecanismo de sobrevivência e reterá toda gordura do seu corpo. Se você continuar essa dieta por um longo período de tempo, além de perder grande parte da sua massa muscular você ainda correrá o risco de ficar doente, visto que dificilmente estará consumindo a quantidade mínima recomendada de vitaminas diárias.

 

4. Coma as gorduras certas

Para perder gordura você deve comer gordura. Mas é preciso comer a gordura certa. Gorduras saturadas são as erradas. Elas estão presentes em leite integral, bolos, biscoitos, manteiga, doce de leite… Elas que fazem mal para você. Gorduras insaturadas são as certas. Elas estão presentes em óleos vegetais, azeite, nozes, azeitonas, peixe… O seu organismo precisa de gorduras insaturadas pra executar funções vitais e também para eliminar a gordura concentrada do seu corpo.

 

5. Faça um exercício físico aeróbio

Exercício físico aeróbio consiste em atividades que usam grandes grupos musculares ritmicamente por um período entre 30 minutos à 1 hora, como andar, correr, pedalar, nadar. Além de trazer benefícios cardiovasculares, estes exercícios ajudam a queimar gordura corporal.

 

6. Faça um exercício físico de ganho muscular

Ao aumentar sua massa muscular, você estará acelerando o seu metabolismo. Faça um trabalho com pesos como Localizada ou Musculação, de duas a três vezes por semana e você começará a desenvolver mais músculos, acelerar seu metabolismo e perder mais gordura.

7. Varie

Nada mais chato que uma rotina. No processo de emagrecimento, varie as atividades físicas e cardápios. Ficar comendo a mesma comida diariamente pode contribuir para o desejo de sair da dieta, além de não garantir os nutrientes necessários ao seu organismo. Da mesma forma, ficar fazendo o mesmo exercício todos os dias pode ficar chato. Procure fazer bicicleta um dia, correr no outro, fazer aulas de ginástica diferentes, você tem muitas opções – a variação irá te motivar a continuar no processo.

 

8. Evite se pesar toda vez que encontrar uma balança

Isso pode aumentar sua ansiedade e nem sempre é o peso que determina o quanto de gordura que você perdeu, principalmente se você estiver fazendo exercícios com peso. Procure se pesar apenas uma vez por semana antes dos exercícios e, se possível no mesmo horário e na mesma balança, pois às vezes o seu peso pode variar durante o dia e haver diferença de uma balança para outra. O melhor mesmo é fazer uma avaliação física pelo menos a cada seis meses.

 

9. Pense em longo prazo

A perda de gordura tem que ser encarada como um processo a longo prazo. Isso não quer dizer que você não possa se sentir mais magro a cada dia. Pelo contrário, se você encara a perda de gordura como um processo contínuo e consciente, você terá resultados permanentes e muito mais satisfatórios. Lembre-se que você quer perder gordura e não músculo.

 

Rudnei Alves lembra que é importante manter essa postura durante o ano todo, e não apenas em épocas festivas. Seguindo estas dicas, com certeza os resultados poderão ser constatados no seu dia-dia, com mais disposição e alta estima.

*Rudnei Souza Alves é professor de Educação Física e integrante do VO2 Clube de Corrida. Outras informações:vo2clubedecorrida@gmail.com 

 

Write a comment

Comments: 5
  • #1

    Jiri (Wednesday, 26 October 2011 16:17)

    Nice a publish. General difficulty is actually G. modify ones own thoughts too often.

  • #2

    Gregorio (Saturday, 12 November 2011)

    Can I post your post to my wordpress blog? I’ll add a one-way link to your forum. That’s one actually nice post.

  • #3

    ada (Tuesday, 22 November 2011 22:27)

    {-String.Split-|-Auto FREE Backlink building from Twitter to your WordPress blog FREE Automated WordPress to twitter plugin

  • #4

    Galin (Tuesday, 29 November 2011 06:02)

    Good info bro

  • #5

    Darren (Wednesday, 04 April 2012 20:10)

    will come back before long


About | Privacy Policy | Sitemap
© A Anita OnLine agradece a sua visita. Visite também a nossa loja virtual www.anitaonline.com.br